café com cuidado
o que é
O Café com Cuidado promove encontros com a sabedoria vinda de especialistas de diversos campos do saber. Os encontros, sempre presenciais, têm em média 4 horas de duração e acontecem em espaços acolhedores com comida, bebida e carinho a todos os detalhes.
O Café com Cuidado é uma experiência de afeto, acolhimento e aprendizado; é um convite para escutar e falar, olhar no olho e ser visto, sentir sozinho e com o outro, assim afirmando e fortalecendo a nossa humanidade.
próximas edições

16 DE SETEMBRO
A Arte de Transformar Ausência e Presença: Uma oficina com imagens e poesia
Com Tati Eskenazi
Presencial - São Paulo

A DEFINIR
Autocompaixão para cuidadores
Com Jeanne Pilli
Presencial - São Paulo



A DEFINIR
Luto Antecipatório: Quando alguém que amamos adoece
Com Erika Pallottino e Cecilia Rezende
Presencial - Rio de Janeiro

edições anteriores
O Café com Cuidado já abordou temas como:
-
Cuidados Paliativos (com a médica Carolina Sarmento)
-
Cuidar-se, cuidar e ser cuidado (com Plínio Cutait)
-
Comunicação Não-Violenta (com Cris Chiófilo)
-
Conversas que curam (com Cris Chiófalo e Tom Almeida)
-
Luto e as pequenas e grandes mortes do caminho (com a psicóloga Débora Genezini)
-
Terapias Integrativas e o Cuidado Centrado na Pessoa (com o terapeuta corporal Fábio Romano)
-
Luto Infantil (com a psicóloga Valéria Tinoco)
Veja algumas imagens de edições anteriores!
Depoimentos

a origem
Minha mãe me dizia que eu era "ideúda". Mãe, tive uma ideia! Ela ouviu de mim essa frase muitas vezes ao longo da vida. A última delas foi quando estava internada no hospital, um pouco antes de morrer.
– Quero fazer um projeto chamado Café com Cuidado. Será um café da manhã ou da tarde em que receberei sempre um convidado diferente para falar sobre como um olhar atento e cuidadoso pode impactar as experiências que temos na vida. Quero compartilhar um pouco da nossa história, o que nos ajudou.
Ela, que estava já mais silenciosa, mas sempre muito interessada pela vida, colocou seus óculos e me ouviu com atenção. Contei para ela que queria explorar também outros temas.
– Qualquer coisa que fizer parte da vida pode ser tema de um café com cuidado, mãe.
Passamos alguns minutos listando temas, pensando que momentos da vida poderiam se beneficiar do cuidado. Alguns dias depois, minha mãe morreu e o desejo de fazer nascer esse projeto tomou ainda mais conta do meu coração. Comecei a contactar pessoas, pensar no formato, e resolvi que a primeira edição do projeto, cujo nome surgiu de uma conversa com dois amigos queridos, iria ser dedicado ao adoecimento, à morte e ao luto.
O Café com Cuidado nasceu em agosto de 2019, com encontros presenciais na minha casa em São Paulo. Quando veio a pandemia do Covid-19, o projeto ficou parado. Aproveitei o hiato para me dedicar à escrita do livro. Com o nascimento do livro em 2023, renasce também o Café com Cuidado, com encontros presenciais em São Paulo e, ocasionalmente, no Rio de Janeiro, assim como encontros virtuais esporádicos.

fique por perto
receba dicas, notícias e conteúdos exclusivos
do mapas do cuidado.