top of page
cafecomcuidado_janeiro2020_106.jpg
nosso manifeso

nosso manifesto

Temos mais conhecimento e recursos do que nunca, mas estamos cada vez mais doentes, estressados e desconectados de nós mesmos, de nossos pares e da natureza. Existe um jeito melhor de viver, trabalhar, ser. E esse jeito começa com o cuidado: cuidar-se, cuidar e ser cuidado.
 
Cuidar é essencial ao humano; é o que nos humaniza, nos conecta e nos eleva, emocional e espiritualmente. Cuidar é agir em prol do bem-estar pessoal e coletivo; é concreto e útil e, ao mesmo tempo, subjetivo e transcendente.

Cuidar é urgente.

nossos pilares

nossos pilares

Acreditamos na interdependência do ser humano. Por isso, não existe saúde integral isolada. A saúde e o cuidado envolvem três pilares: o eu, o outro e o coletivo.

Da mesma forma, o cuidado não pode ser isolado. O mestre de reiki e especialista em cuidados integrativos Plínio Cutait fala de uma tríade: cuidar, cuidar-se e ser cuidado.

Por fim, todo ato de cuidado e todos os produtos do Mapas do Cuidado atuam em três frentes: informar (intelecto), sensibilizar (afeto) e corporificar (ação/ atitude).

eu

outro

coletivo

cuidar

cuidar-se

ser cuidado

informar

sensibilizar

corporificar

sobre nós

quem faz

quem faz o projeto cultura do cuidado: Júlia Jalbut

Júlia Jalbut

Júlia Jalbut é formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP, pós-graduada em Bases da Medicina Integrativa e Gestão Emocional nas Organizações pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. 
 

É professora certificada do programa CEB - Cultivating Emotional Balance, do Santa Barbara Institute, e integra a equipe do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês. 
 

Praticante de yoga desde a adolescência, Júlia hoje é professora de Ashtanga e tem formação em Terapias Ayurvédicas pela Clínica Dhanvanthari-SP e School of Ayurveda and Panchakarma-Kerala, Índia.
 

Foi na yoga, na cozinha e na arte que começou a exercitar a escuta, sua e dos outros. Com o adoecimento quase simultâneo de seus pais, Júlia conheceu a experiência de acompanhar alguém que ama na doença e também na morte, o que a aproximou ainda mais do tema do cuidado e resultou no Café com Cuidado, no livro Uma casa que não pode cair, e no Mapas do Cuidado como um todo.
 

Júlia mora em São Paulo com seu marido Diogo, seu filho Martim e uma cachorrinha, a Iga, na casa que foi de seus pais. 
 

WhatsApp Image 2023-06-22 at 12.27.36.jpeg

quem faz

Clarissa Pombo

Clarissa Pombo de Oliveira é formada em Antropologia e Linguística pela Swarthmore College, nos Estados Unidos, mas nunca trabalhou nem como antropóloga nem como linguista. Atuou no mercado editorial ao longo de vinte anos, com passagens pela Elsevier, Objetiva, Sextante e Saraiva Educação. Antes disso, foi au pair, confeiteira e professora de inglês.

Apaixonada pela humanização do parto, em 2018 realizou o sonho de se tornar doula e já acompanhou o nascimento respeitoso de dezenas de bebês.

Em 2015 passou por uma perda gestacional tardia do primogênito Martin, que a fez entrar de cabeça no universo da humanização da morte e do luto. 

No Mapas do Cuidado, ela atua estruturando produtos e produzindo conteúdos diversos. Clarissa mora no Rio de Janeiro com seu marido Jaime e seus três pets.

fique por perto

receba dicas, notícias e conteúdos exclusivos
do mapas do cuidado.

cultura do cuidado logomarca icone

mapas
do cuidado

Cultura do  cuidado é nosso norte.
 

11 99999.9999 (em breve)
 

oi@mapasdocuidado.com

bottom of page